Mesmo com grandes dificuldades o Brasil ampliou o comércio exterior brasileiro em 400% nos ultimos anos, em 2015 foi o terceiro maior mercado mundial de celulares com a produção de 70 milhões de unidades, 20 milhões de computadores/tablets, exportações agrícolas aumentaram até 132% ( no caso do milho) e estamos caminhando para ser o maior exportador mundial de soja, sendo atualmente o maior exportador de carnes do mundo. Ao mesmo tempo; quem teve oportunidade de conhecer os novos portos brasileiros vai identificar uma nova realidade desconhecida por uma grande maioria da nossa comunidade; a movimentação da quantidade de containers inbound-outbound tem crescido anualmente.
Os setores da economia que não cresceram são os que precisam de profissionais e implantação de estrategias para desenvolver competitividade e buscar ampliação de mercados.
Ha cerca de 2 anos mudamos para um novo escritorio e fizemos uma revisão nos nossos trabalhos; com satisfação e surpresa identificamos uma serie de trabalhos, propostas, colaborações ao Governo Federal, eventos, visitas tecnicas ( a portos/aeroportos/empresas do setor, etc) , palestras promovidas por autoridades privadas e do governo,que foram iniciativas do Icex, cumprindo seu objetivo de buscar melhorias para o comercio exterior brasileiro, durante todos estes anos que estamos colaborando com o comércio exterior.
Como presidente do ICEX, em Brasilia, tenho sido questionado sobre nossa tragetória de trabalho. Muitos funcionários do Governo veem o Icex como uma entidade de alta respeitabilidade, imparcialidade, dedicação, e representado por diretorias de alto conhecimento técnico de seus associados e ex-associados.
A atual conjuntura politica, ecônomica, de comércio exterior e de reorganização no Governo, abrem espaços para que possamos levar propostas de melhorias das legislações, sistemas informatizados, estrategias, desburocratizações, simplificações, reorganizações, Acordos Comerciais, etc ...que serão consideradas pelas autoridades atuais e que provavelmente serão objeto de debates por parte dos novos e antigos técnicos e autoridades.
Assim sendo, colocamos à disposição da área de comércio exterior nossa consultoria e gostaríamos de receber sugestões para promovermos debates, cursos, almoços palestras, entre os membros, associados, convidados e novos associados.
Muito obrigado
Luiz Fernando Antonio
Presidente
* Curriculo do presidente